Você é o visitante número:

domingo, 11 de setembro de 2011

O paradoxo do ensino particular X ensino público

    É sabido que o ensino público no Brasil está longe de ser o ideal, desde os tempos do império o ensino foi dedicado aos indivíduos bem abastados e com o tempo surgiu a idéia da democratização do ensino, porém qual a qualidade desse ensino?
    A partir da década de 1980 o ensino se popularizou e o que se tem visto desde então é uma depreciação cada vez maior desse ensino, escolas destruídas, profissionais desmotivados, baixos salários, sem contar o problema da violência que aumenta a cada dia no ambiente escolar.
    Por outro lado há uma crescente no número de escolas particulares no país, então algumas perguntas surgem.... será que o ensino particular realmente é melhor que o ensino público? Será que os mesmo problemas não ocorrem nas escolas particulares?
Pelo pouco que conheço das escolas particulares, nem sempre o salário é melhor e nem sempre o ensino é melhor. Claro que os índices de alunos que se formam em escolas públicas e cursam o ensino superior é bem mais alto que os alunos de escolas públicas, porém, me pergunto o por quê disso?
    Talvez os alunos de escolas públicas muitas vezes marginalizados acabam por acreditar serem incapazes de conseguir estudar em uma Universidade pública, talvez os profissionais que trabalham com esses alunos não sejam capazes de sensibilizar esses alunos de que eles são tão capazes quanto os alunos de escolas particulares, talvez o próprio Governo não tenha o interesse de que as pessoas mais carentes tornem-se cidadão críticos e que passem a cobrar seus direitos.... Talvez...
    Um exemplo simples que pude notar vem da mídia, nos finais de semana como de costume pulando os canais na tentativa inútil de encontrar um programa decente, um programa em especial me chamou a atenção: "O último passageiro", nesse programa 3 escolas disputam acirradamente por uma viagem de formatura inesquecível para uma ilha paradisíaca, disputando provas físicas e uma prova com questões de conhecimentos gerais. Essa última prova decide que terá mais chances de ganhar o tão sonhado prêmio.
    As perguntas dessa prova são relativamente fáceis e qualquer pessoa poderia participar sem o maior problema, mas o que vi foram várias respostas incorretas e os alunos com uma emoção "emocionante", e que emoção. Seia um programa fantástico, porém as escolas que participam são somente "Colégios particulares".
Então me perguntei: O valor da mensalidade de um Colégio desses é maior que meu salário, por que somente alunos de colégios particulares participam, uma vez que sub-entende-se que os pais reúnem condições financeiras de arcar com os custos de tal viagem tranquilamente. mas, isso é o de menos pois todos tem o direito de tentar, entretanto por que os alunos de escolas públicas não competem com os alunos de escolas particulares?
    Será que existe o receio de que os alunos da escola pública vençam e evidenciem a fragilidade do ensino particular? Ou será que há um preconceito incutido nessa forma de escolha dos participantes? Perguntas que talvez eu nunca tenha resposta...

    Finalizando, acredito que temos de fazer algo para mudar essa realidade, sei que não é fácil e que os próprios profissionais que já atuam há um bom tempo com o ensino não acreditem nessa mudança. mas, nós que estamos chegando agora temos a responsabilidade de fazer algo para fazer uma reviravolta na educação pública, depende apenas de nossa vontade.

Eu acredito!!!

2 comentários:

  1. Tiago,

    Muito bom o seu raciocínio, mas acredito que faltou você criticar algo que não está ligada à educação (pelo menos não de uma forma direta), que é a manipulação da mídia por seus patrocinadores ou investidores. Esse tipo de disputa numa TV não é uma disputa ensino particular x ensino público, e sim uma forma de propagandear essas escolas.

    Abraços,
    Coffani

    ResponderExcluir
  2. Sim Coffani, concordo plenamente com sua colocação. É uma forma barata de fazer propaganda, mas se não me falha a memória isso vem desde os tempos de um programa chamado "Passa ou Repassa" produzido pelo SBT anos atrás.


    Abraço!

    ResponderExcluir