Atualmente há uma crescente no número de publicações no âmbito acadêmico científico, o que me fez parar para refletir sobre alguns pontos.
Aumenta a quantidade, porém a qualidade das publicações e estudos é a mesma de antes????
Hoje as instituições de ensino cobram de seus colaboradores um maior número de publicações científicas para assim melhorar o "status" da instituição. porém o que tenho visto por aí são trabalhos sem um aprofundamento científico, sem base teórica firme e sem critérios na hora da realização de testes. Trabalhos em que muitas vezes um parágrafo e o título são alterados e apresentados em diversas revistas e congressos como trabalhos inéditos. pois é a quantidade tem aumentado mesmo.
Sem contar a composição dos autores, muitas vezes os graduandos dos cursos produzem os trabalhos e os "orientadores" praticamente não se dão ao trabalho de verificar se o trabalho está pertinente. Enviam para revistas e congressos simplesmente em busca de um certificado. Nessa hora me pergunto se o discurso sobre o desenvolvimento de algo pró população é real ou apenas utilizado para mascarar a necessidade de produção científica.
Um ponto que vai mais além é com relação a estrutura fornecida pelas instituições, muitas vezes os graduandos não possuem o menor incentivo para atuar nos projetos, seja de caráter ambiental tanto quanto financeiro, uma vez que os alunos já pagam as mensalidades e ainda tem de arcar com os custos de publicações e congressos, sem contar os deslocamentos e o tempo desprendido para atuar nos projetos.
Depois de formado e de um amadurecimento pessoal, acadêmico e profissional, entendo que é bem positivo participar de projetos de pesquisa, porém temos de ser críticos com relação a isso, pois no futuro alguma atitude como burlar um cômite de ética, que é o que muitas vezes acontece na pressa para produzir, pode prejudicar um promissor profissional.
Graduandos sejam críticos com relação a isso, a sua carreira futura está iniciando agora e se você já começa errando... Aí complica!
Até a próxima!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário